The Harder They Come

Protagonizado pelo cantor Jimmy Cliff e com participações de figuras importantes do cenário musical jamaicano, The Harder They Come conta uma história bastante comum da Jamaica dos anos 60 e 70.

A busca pelo reconhecimento social do jovem pobre poderia vir de duas maneiras: cantando ou roubando. E foi assim que as coisas aconteceram, e é dessa maneira que o filme retrata a história de Ivan, um rapaz do interior que tenta ascender socialmente em Kingston, capital jamaicana.

O filme começa com a chegada do jovem ao centro urbano, e logo de inicio ele já é passado para trás por um homem a quem ele pedirá informação, que rouba suas malas, e o deixa apenas com o endereço da casa de sua mãe. Ao chegar na residência da mãe, Ivan recebe mais uma notícia ruim. Ela não tem condições de sustentá-lo e indica o rapaz aos cuidados de um pastor que lhe arranja um bico em sua oficina mecânica, porém o sonho de Ivan sempre foi ser um cantor famoso, sendo assim ele começa a árdua busca por produtores de gravadores para conseguir uma sessão de estúdio.

Nesse meio tempo em que Ivan corre atrás de produtores, tudo parece conspirar contra ele, até que chega o dia que ele consegue sua hora de estúdio e grava a canção que leva o título do filme. Ele recebe míseros 20 dólares pela gravação, e é ai que ele percebe que ficar famoso cantando não iria ser fácil. Sendo assim, ele compra um par de pistolas com o dinheiro que recebeu pela gravação da música e entra no mundo do crime.

Como Ivan não tinha nada a perder, e tudo estava dando errado em sua vida, ele começa uma onda de roubos e assassinatos que o faz sentir bem, já que agora ele possuía o respeito das pessoas que estavam a sua volta, e com isso, sua música começa a fazer sucesso na cidade. O jovem perde a noção do rumo das coisas e inicia uma série de assassinatos, deixando muitas vítimas, em sua maioria policiais, e passa a ser o bandido mais procurado do país.

The Harder They Come, (1973) é dirigido por Perry Henzell, e mostra o real estilo de vida dos jovens daquela época. Muitas pessoas se enganam ao pensar que na Jamaica tudo é paz e amor, pelo contrário, a violência sempre esteve presente no cotidiano da ilha, e foi tema de muitas músicas nos anos 60, até que chegou uma hora em que os cantores tiveram que pedir calma para os garotos do gueto. Consequencia disso tudo é o título nada sutil que colocaram na versão em português, Balada Sangrenta.

Anúncios
Esse post foi publicado em resenhas e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para The Harder They Come

  1. Joana Ribas disse:

    Mesmo que sangrento, o filme parece interessante por sua transparência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s